TSE atualiza dados e percentual da biometria em Salvador ultrapassa os 77%
Nova atualização, publicada nesta sexta (2/2), mostra que 1.569.750 eleitores da capital baiana estão recadastrados; números estão sendo computados gradativamente pelo órgão superior
Mais de 77% do eleitorado de Salvador já realizou o recadastramento biométrico. O novo dado foi publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta sexta-feira (2/2), segundo dia após a data limite para realização do procedimento que, na capital e outros 50 municípios baianos, foi encerrado na última quarta (31/1). Os números da biometria em todo estado estão sendo computados gradativamente e podem ser consultados no site oficial do órgão superior.
Com a atualização, sobe para 1.569.750 (77,07%) o número de eleitores de Salvador já em situação regular com a Justiça Eleitoral. Com eleitorado em 2.036.822 cidadãos, o número de títulos a serem cancelados na capital é – até o momento –467.072. Os procedimentos para regularização do documento serão publicados pelo TRE baiano após a homologação do processo, previsto para ocorrer ainda este mês de fevereiro.
Funcionamento dos cartórios
Fechados desde quinta-feira (1º/2), os cartórios eleitorais dos 51 municípios que concluíram a revisão biométrica na quarta (31/1) retomarão o funcionamento parcial na segunda (5/2). Até o próximo dia 28 de fevereiro, os 19 cartórios de Salvador farão apenas emissões das certidões de quitação eleitoral e circunstanciada. A determinação é da Portaria Nº 33 do TRE-BA, publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) do último dia 23 de janeiro.
Apenas a partir de 1º de março, cartórios e postos da capital voltarão a oferecer serviços básicos da Justiça Eleitoral, a exemplo do alistamento eleitoral (emissão de primeiro título), transferência de domicílio eleitoral, atualização dos dados e etc.
Já para as zonas eleitorais do interior, o normativo abre a possibilidade da oferta dos serviços básicos em período anterior à 1º de março, o que deve ser decidido pelo respectivo juiz eleitoral. Para isso, no entanto, deve ser garantido o cumprimento dos prazos processuais relativos à biometria.