Projeto “Eleitor do Futuro” foi a Ilha de Maré nesta quarta-feira (18/5)
Na ocasião, os estudantes participaram de votação simulada. As próximas atividades serão na quarta-feira (25/5) na Escola Estadual 15 de Outubro, no bairro de San Martin
Cerca de 100 estudantes da Escola Municipal de Ilha de Maré puderam aprender, nesta quarta-feira (18/5), um pouco sobre cidadania. Após 40 minutos de travessia e mais dez de caminhada, a equipe do projeto Eleitor do Futuro, conduzido na Bahia pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-BA), chegou à localidade, onde exibiu vídeos, falou das eleições e da Justiça Eleitoral.
Na agenda do dia, a reflexão sobre a importância do voto consciente e da participação política. A ocasião serviu também para os estudantes – todos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental – participarem de uma votação simulada utilizando a urna eletrônica, um dos carros-chefes do projeto.
Já tendo percorrido, nas semanas anteriores, escolas em Plataforma e Costa Azul, o Eleitor do Futuro segue na quarta-feira (25/5) para a Escola Estadual 15 de Outubro, no bairro de San Martin. O projeto, idealizado em 2003 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e depois implementado em todo o país, busca promover, no ambiente escolar, atividades que provoquem o processo da conscientização política. A ideia é levar informações a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade sobre educação política por meio de atividades pedagógicas como palestras, simulações de eleições com urnas eletrônicas, dentre outras.
Escolas interessadas em participar devem entrar em contato com a EJE pelo telefone (71) 3373-7221 ou pelo e-mail eje@tre-ba.jus, para agendar uma visita.