Novo grupo de trabalho do TRE-BA vai tratar de temas e projetos relacionados aos mesários
Surgido da junção da comissão do “Mesário Voluntário” e do “GT Mesário”, o “GT-Mesário/Bahia” trabalhará no sentido de ampliar e desenvolver projetos no âmbito do trabalho dos mesários

As demandas relativas aos mesários convocados e àqueles que prestam o serviço pelo projeto “Mesário Voluntário”, antes atendidas por equipes diferentes do Tribunal Eleitoral da Bahia (TRE-BA), serão a partir de agora tratadas de maneira unificada no Regional. A criação do “Grupo de Trabalho Mesários TRE-BA”, o “GT-Mesário/Bahia”, irá facilitar a comunicação entre os diversos setores do órgão e contribuir também para a melhoria do atendimento ao público externo.
O grupo surgiu da união da comissão do “Mesário Voluntário” e do “GT Mesário”, que tratava, entre outros assuntos, dos treinamentos a distância. No Regional baiano, o GT é composto por sete membros e presidido pela servidora Verônica da Silva. “Algumas temáticas, tais como, aumentar o número de voluntários, fornecer suporte às zonas eleitorais na criação de convênios entre as instituições de ensino, colaborar para a melhoria dos treinamentos, bem como outros projetos relativos aos mesários, seja voluntário ou convocado, passam agora a ser de nossa responsabilidade”, resumiu a servidora.
Outra atividade do GT será a de auxiliar as Zonas Eleitorais no que se refere à criação de cartilhas e outros materiais que possam contribuir para o treinamento dos mesários. O grupo atuará ainda junto ao GT Mesários do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Nova fase
Durante a primeira reunião do“GT Mesários TRE-BA”, realizada na sexta-feira (22/2), foi apresentado um planejamento das atividades a serem desenvolvidas ao longo de 2016. Dentre as novidades pretendidas, foram destacados os projetos de atendimento ao mesário por meio do site do TRE-BA, cujo link de acesso será ampliado para melhorar a comunicação com os cartórios e o Grupo de Trabalho. Será criado também o projeto “Mesário do Futuro”, para eleitores de 16 e 17 anos, que poderá ser desenvolvido em escolas e tem por objetivo apresentar aos jovens a importância de contribuir com o processo eleitoral de forma voluntária.
Ainda de acordo com a presidente do GT, também se planeja oferecer uma estrutura para que o mesário consiga atualizar o seu endereço pelo site do TRE-BA, buscando facilitar a entrega das cartas de convocação. “É bom salientar que essa atualização só possibilitará fazer alterações de endereço e não dará acesso sistema ELO – onde estão os dados cadastrais do mesário como eleitor.”, explica a servidora.
“Mais que proporcionar fluidez para o processo eleitoral, o GT contribuirá para a valorização e divulgação do importante papel do mesário na democracia enquanto cidadão”, completou Verônica da Silva.
LC