Eleitor deve ficar atento para mudanças em Zonas e seções eleitorais na Capital e interior
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia aprovou, em 2015 e também no ano passado, resoluções que determinam a readequação da divisão da competência territorial entre Zonas Eleitorais da capital e do interior
Faltando menos de um ano para as eleições municipais de 2016, eleitores da Capital e do interior do Estado devem ficar atentos às mudanças previstas nas Resoluções 16/2014 e 2/2015, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia. Muitas Zonas Eleitorais (ZEs) da Bahia passaram pelo processo de Rezoneamento – uma readequação, por conta da localização geográfica ou número de eleitores – desta forma, alguns municípios baianos passaram a pertencer a novos Cartórios Eleitorais e, consequentemente, muitos eleitores foram remanejados para novas Zonas e seções eleitorais.
Além disso, aqueles que precisarem emitir algum documento, como certidão de quitação eleitoral, retificação de dados cadastrais, transferir ou solicitar a segunda via do título de eleitor, deverão acessar o portal do TRE-BA na internet e se certificar do endereço do seu cartório, através do link Zonas Eleitorais, do lado esquerdo da tela.
Por conta dessas alterações, a cidade de Barreiras, por exemplo, passa a ter agora duas Zonas Eleitorais, a 70ª e 75ª (que anteriormente tinha Santa Inês como município sede). Por sua vez, Cravolândia, que também pertencia a 75ª Zona, agora passa a fazer parte da 38ª ZE, que tem a cidade de Ubaíra como sede. Outra mudança aconteceu em Lençóis, Chapada Diamantina, que passa a ser sede da 89ª ZE e ter como municípios integrantes Iraquara e Palmeiras.
Salvador, Feira e Conquista
Em novembro do ano passado Salvador, Feira de Santa e Vitória da Conquista também passaram pelo precedimento de rezoneamento. Na Capital, bairros pertencentes a algumas Zonas Eleitorais foram readequados em outras, considerando a necessidade de ajustes para poder aumentar a a eficiência e qualidade dos serviços cartorários prestados ao cidadão. “É importante lembrar que os locais de votação não sofreram alteração. Porém, pode ter havido modificação na numeração da zona ou seção. As pessoas continuarão, de regra, votando nos mesmos colégios”, destaca a Chefe de Cartório da 20ª ZE, Silvana Matos.